terça-feira, 10 de abril de 2018

Unayssauro

Arte por Maurílio Oliveira.
Nome: Unayssauro ("Lagarto de Água Negra").
Nome Científico: Unaysaurus tolentinoi.
Época: Triássico.
Local: América do Sul.


 O unayssauro foi o primeiro prossaurópode descoberto no Brasil, além de ser um dos mais antigos dinossauros brasileiros já descobertos. Seus fósseis foram encontrados no Sítio Paleontológico de Água Negra, na Formação Caturrita (na Bacia do Paraná) em São Martinho da Serra, interior do Rio Grande do Sul. Seu esqueleto foi descoberto por acaso pelo aposentado Tolentino Marafiga em 1998, à beira da estrada de terra em que caminhava. Em 2004, o animal foi descrito pelos paleontólogos Luciano A. Leal, Sergio A. K. Azevedo, Alexander W. A. Kellner e Atila A. S. da Rosa em uma coletiva de imprensa, com um artigo publicado na revista científica Zootaxa no mesmo ano. Os fósseis consistiam em um crânio quase completo, ossos da coluna e membros, ainda conectados em sua posição natural. Isso torna o unayssauro um dos dinossauros brasileiros com o fóssil mais completo já encontrado.


 O unayssauro foi um prossaurópode, o primeiro grupo de grandes dinossauros a surgir na Terra e que daria origem aos colossais saurópodes. Seu nome "Unay" vem da palavra Tupi "unahee", que significa "Água Negra". Ele Tinha um pescoço e cauda compridos, uma mandíbula cheia de dentes e um corpo volumoso. Tinha 2,5 metros de comprimento, 80 centímetros de altura e pesava em torno de 70 kg. Era herbívoro, e usava seu pescoço comprido para alcançar a vegetação mais alta.

 O unayssauro era um bípede facultativo, ou seja, conseguia caminhar tanto sobre as quatro patas quanto apenas sobre as patas traseiras. É provável que, quando em pé nas patas traseiras, o unayssauro se tornasse mais rápido e ágil, o que permitia que escapasse de predadores com mais facilidade. Suas patas dianteiras possuíam uma garra comprida e afiada, garra essa que poderia ser usada para alcançar a vegetação mais alta ou como arma de defesa contra predadores. Para aumentar sua proteção e suas chances de sobrevivência, é muito provável que os unayssauros vivessem em bandos e migrassem constantemente em busca de água e alimento.

 O unayssauro viveu no período Triássico, entre 225 e 200 milhões de anos atrás, em uma época em que todos os continentes da Terra estavam unidos em um único supercontinente: a Pangea. Por isso, não é de se estranhar que o unayssauro pertencesse a mesma família do plateossauro, um dos maiores prossaurópodes que já existiram e que habitou a Europa durante o Triássico.



Na Cultura Popular:

  • Créditos: Jurassic Park Wiki.
    Nos videogames, o unayssauro é um dos dinossauros que podem ser adquiridos pelos jogadores em Jurassic World: The Game.






Galeria:


Para se protegerem de predadores, os unayssauros viviam em bandos. Além disso, eles
migravam constantemente em busca de alimento e água (Créditos: Maurilio Oliveira).



















Herbívoro, o unayssauro usava seu pescoço comprido e suas grandes garras nas mãos
para alcançar a vegetação mais alta (Créditos: Camila Alli Chair).






















Classificação Científica:


Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Clado: Dinosauria.
Ordem: Saurischia
Subordem:  Sauropodomorpha.
Clado: Plateosauria.
Família:  Plateosauridae.
Gênero:  Unaysaurus.
Espécies:  Unaysaurus tolentinoi.





Fontes:
Wikipédia.
AVPH - Atlas Virtual da Pré-História.
Mundo Pré-Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário