terça-feira, 17 de abril de 2018

Arthropleura

Créditos: G. Resenarne.
Nome: Arthropleura ("Costelas Articuladas").
Local: América do Norte e Escócia.
Época: Carbonífero.

 O arthropleura foi um gigantesco miriápode que habitou a Escócia e o nordeste da América do Norte durante o período Carbonífero, entre 315 e 299 milhões de anos atrás. Esse gênero de centopeias gigantes contava com 7 espécies, que variavam muito de tamanho, desde 30 centímetros até quase 3 metros de comprimento. O gênero foi nomeado em 1854.


 Esse animal conseguiu atingir tal tamanho graças a grande quantidade de oxigênio presente na atmosfera da Terra durante o Carbonífero. Isso fez com que a maior espécie de arthropleura, o Arthropleura armata, se tornasse também o maior invertebrado terrestre que já caminhou pela Terra, podendo medir entre 2,3 e 3 metros de comprimento e tendo entre 50 e 80 cm de largura. Graças a sua carapaça, A. armata poderia pesar até 80 kg.

 É difícil afirmar qual o seu tipo de alimentação, porque sua boca nunca foi encontrada fossilizada. Porém, evidências indicam que a arthropleura seria um animal herbívoro, graças a restos de plantas encontrados no estômago desses animais.

 Seu corpo era coberto por uma carapaça segmentada. Cada segmento de sua armadura tinha um par de patas, que se moviam por ondulações no chão das florestas e poderiam cruzar obstáculos facilmente. O arthropleura preferiria viver em ambientes úmidos e pantanosos, onde tinha alimento em abundância. Suas antenas tinham a função de ajuda-lo a se locomover pela mata densa. Não se sabe se o arthropleura teria predadores naturais quando adulto, e acredita-se que, além de sua carapaça, essa centopeia tivesse mandíbulas afiadas, perfeitas para cortar a vegetação e para se defender de predadores.



Na Cultura Popular:

  • Nos videogames, o arthropleura aparece em Jurassic Park: Builder e Ark: Survival Evolved. Neste último, o arthropleura é carnívoro e capaz de cuspir ácido, além de poder ser usado pelos jogadores como montaria.
  • Na TV, o arthropleura faz aparições no segundo episódio da minissérie documental Walking With Monsters: Life Before Dinosaurs. Ela também aparece em alguns episódios da série de sci-fi Primeval e no episódio A Casa dos Insetos, o 5º episódio da série documental/sci-fi Parque Pré-Histórico.
  • No cinema, versões estilizadas de arthropleura aparecem algumas vezes nos filmes da saga de animações Em Busca do Vale Encantado.


Galeria:


O arthropleura tinha um par de patas em cada segmento de seu 
corpo. Isso o ajudava a rastejar pelo solo da floresta e cruzar 
obstáculos, como pedras e troncos caídos, com facilidade
(Créditos: Walter Myers).

















O arthropleura talvez não tivesse predadores em sua vida adulta,
com exceção, talvez, de alguns anfíbios. Porém, seu tamanho, sua
armadura e suas mandíbulas afiadas, mesmo sendo herbívoro, eram
defesas perfeitas contra atacantes (Créditos: Walking With Monsters:
Life Before Dinosaurs; BBC).






















Classificação Científica:


Reino: Animalia.
Filo: Arthropoda.
Classe: Diplopoda.
Ordem:  Arthropleurida.
Família:  Arthropleuridae.
Gênero:  Arthropleura.
Espécies:  Arthropleura armata,  A. britannica,  A. cristata,  A. enodis,  A. maillieuxi,  A. mammata,  A. punctata.




Fontes:
Wikipédia
Prehistoric Wildlife
AVPH - Atlas Virtual da Pré-História
Mundo Pré-Histórico
Revista Dinossauros! Descubra os Gigantes do Mundo Pré-Histórico, edição 75; Editora Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário